De incertezas

PlacaHá momentos na vida que nos encontramos em verdadeiras encruzilhadas. São várias possibilidades que resultarão no ônus da derrota ou do sucesso. A faculdade que iremos cursar, terminar um namoro ou não, fazer as pazes com o amigo ou dizer sim a uma viagem. A ou B? Certo ou errado? Vou ou fico? Nestes casos, a alternativa existe e cabe a nós segui-la.

Mas quando as opções são pífias, ou pior, não existem? Creio eu, que esta situação é mais angustiante e a que mais exige do ser humano. Porque é preciso enxergar uma chance onde ela sequer existe. Criar formas de seguir quando não se sabe a rota.

O problema não se limita ao universo intelectual do ser ou não ser. Sei que todos os dias Marias, Pedros e Teresas passam por dificuldades maiores. Pagar o aluguel, quando não sobra nada no final do mês. Alimentar os filhos, quando o que resta na prateleira é uma xícara de arroz. Aguardar a melhora de um familiar doente no quarto de um hospital.

Apesar de tudo, seguimos. E isso faz com que eu tenha expectativa quanto ao meu futuro profissional, faz com que algum Francisco aguarde na fila a procura de uma vaga de emprego.

Quando as encruzilhadas da vida se omitem, não há escolhas. A alternativa tem que ser criada. E aí está a grandeza do embate. Um futuro autêntico e personalizado: de nós para nós mesmos.

Um comentário sobre “De incertezas

  1. Giane disse:

    Ahh Eu não tinha visitado o teu espaço ainda…mas tô aqui alguns posts atrasada para constatar o que eu já sabia. A Pasko não é apenas uma voz brilhante, mas uma cabeça pensante e um escritora nata.
    Tá aí… “Galvão, eu já sabia”

    Estamos todos na encruzilhada, aliás eu curto as encruzilhadas… sinal de que as aventuras vem chegando e a vida não será uma tarde tediosa de domingo…
    Tá aqui a imagem da minha encruzilhada favorita, a orientação que eu sigo sempre…

Deixe um comentário

