Meu amigo gay e meu amigo hetero

bandeiraglsAlgumas situações nos parecem bastante incomuns quando paramos para analisá-las. Eis um exemplo do que percebi dia desses.

Quando apresento um amigo a uma terceira pessoa não costumo distinguir a sexualidade do dito cujo. “Oi, esta é a Roberta, minha amiga heterossexual” ou ainda “Quero te apresentar meu pai. Ele é “hetero”, sabia?” Parece estranho, pelo menos para mim. Agora alguém explica porque isso acontece quando um amigo é gay?

Ok, na maioria das vezes, gays são ótimos amigos. Carregam a sensibilidade feminina, compreendem nossas angústias, são excelentes conselheiros e suuuuper sinceros. Porém, tenho receio colocá-los em uma categoria pré – definida. O ser humano não é classificável. Qualquer pessoa é passível de possuir bom e mau caráter, sendo hetero, gay ou bi.

Então, talvez a expressão gay tenha se tornado um termo substantivado que carrega em si uma série de significados expostos no parágrafo acima? Mais uma vez contraponho. Tenho amizades fantásticas, pessoas incríveis com quem tenho o prazer de compartilhar boa conversa e companhia. Em nenhum momento me referi a elas como “hetero”.

Não se faça de desentendido, você que pensou “então eu tenho que esconder que tenho amizades deste tipo?” Não, não é isso e você sabe. Acredito, apenas, que a referência à sexualidade deve ser mencionada quando for conveniente, quando o assunto tratado no momento tiver alguma relação. Caso contrário não tem fundamento. O ser humano é especial, não devido à opção sexual, mas pelo carácter que tem.

(Para quem gosta de discutir o assunto, sugiro o blog B23, voltado ao público gay. É só entrar no site http://www.revistabrasileiros.com.br!)

Deixe um comentário

