Como agradecer em 20 segundos

formatura2

“Quero agradecer o apoio da minha mãe… Não, não, perai, de novo. Quero agradecer à minha família e, em especial, à minha mãe que sempre me ajudou … Ainda não deu? Tá, agradecer à minha mãe, aos meus amigos que sempre estiveram ao meu lado… Ihh… tem o meu namorado, a minha vó, a minha vizinha que aquela vez conseguiu…”

Os trechos expostos acima traduzem um grande problema a ser enfrentado por mim e pelos meus colegas no próximo sábado, dia 3 de outubro. Iremos gravar o depoimento que será exibido momentos antes da nossa formatura, no dia 29 de janeiro de 2010, na Pucrs. Detalhe: dispomos de infindáveis 20 segundos para traduzir o que foi vivenciado durante quatro anos.

Concordo que assistir a uma formatura com duração de mais de três horas acaba com qualquer paciência, maquiagem e cabelo. São filmagens, homenagens, tio tocando trompete, flor pra lá, flor pra cá, fora os discursos. Nem todos os presentes na solenidade têm disponibilidade em ouvir 60 formandos divagarem sobre a trajetória acadêmica.

Sei que nós, jornalistas, estamos habituados a lidar com o tempo e o espaço. O texto que precisa ser cortado para se encaixar na diagramação do jornal, o boletim de rádio que não pode ultrapassar os sagrados 1’30, ou ainda a matéria da tv que “tem que entrar” com 1’45.

Mas como irei agradecer à minha mãe, em 20 segundos, às passagens de ônibus que ela pedia emprestada aos vizinhos quando eu não as tinha para ir até a Puc? Como falar em 20 segundos aos meus amigos que o apoio deles foi fundamental para que eu não desistisse em tentar mais um vestibular? Ao meu namorado, que é o meu parceiro e que sempre esteve ao meu lado? Como falar dos professores em 20 segundos? Pase, Leonan, Marquinho, Fabian e outros não menos importantes? Ao tio do bar pelo Capuccino da Famecos? Alguém pode me ensinar?

Tudo isso pode ser feito nos bastidores, eu sei. No entanto, aqueles 20 segundos têm um valor especial que eu gostaria de dedicar a cada um que colaborou com este momento tão importante que é a minha formatura.

Enquanto não aprendo, vou treinando… “Mãe, quero te agradecer pelo incentivo. Vó, a senhora que sempre me ajudou quando eu precisei. Amigos… O quê? Já fechou 20 segundos? Tá, de novo! Então terei que tirar alguém? Assim não dá. Ô Wagner, fala com o cara aqui da produtora! Ele não quer colocar…”

3 comentários sobre “Como agradecer em 20 segundos

  1. nandaetges disse:

    Adorei o texto, Pri!!!
    Tbm não sei como vou fazer, vai ser um sufoco!
    Pai, mãe, cachorro, papagaio, amigas,…
    MEDO!!!
    BEIJO!

  2. ai guriannnn
    medo total
    também vou fazer esta merda e aí, agradeço ao namorado, ao café ou aos óculos escuros??? adorei teus textos. li todos. tu é ótima.
    mil beijoensss

    • enquantoescrevo disse:

      Obrigada “guriannn”! Gravei o depoimento neste findi: 15 segundos (!!!) Você terá um tempo maior, né? Aproveita! Bjusss

Deixe um comentário

