Uma ode às bibliotecas

Comecei a frequentar bibliotecas muito tarde, aos 11, 12 anos. Adquiri o gosto da leitura pela influência de uma amiga que passava as férias na minha casa. Em determinado momento, a Taíse se fechava no quarto e começava a leitura de algum livro da coleção Vaga-Lume. Eu, brava, por não ter com quem brincar, resolvi acompanhá-la. Havia me apaixonado pelos livros.

Depois do meu quarto, descobri as bibliotecas. Sofisticadas, simples, grandes ou pequenas, elas sempre escondiam algo que pudesse aguçar o meu interesse. O cheiro dos livros, o silêncio e aquela paz que minha imaginação mergulhava enquanto o mundo real insistia em existir lá fora.

Todas estas lembranças saltaram quando li que a escritora Laurie King está organizando um concurso (dica @mundolivro). Nele, os leitores devem enviar o projeto da biblioteca dos sonhos. Isso mesmo, do jeito que sempre imaginaram, sem restrições: a sua biblioteca é de vidro ou de madeira? Tem café? Sofá? Como é o piso ou o teto? Nossa, um maravilhoso exercício de incentivo à leitura, uma ode à biblioteca. Salve!

***

Biblioteca com a cara do nosso quarto

Não sou especialista no assunto, mas acredito que se estes espaços deveriam adotar uma aparência menos conservadora, isso deixaria as crianças (potenciais usuárias) menos intimidadas. Biblioteca é um lugar para curtir, não querer mais sair, pois ali estão as janelas da imaginação e do saber. Claro que a maioria ainda depende de recursos, algumas bibliotecas apresentam carência, inclusive, de livros. Lamentável.

Anúncios

2 comentários sobre “Uma ode às bibliotecas

    • enquantoescrevo disse:

      Linda a biblioteca e a tua história. Se todos tivessem este encanto pela leitura… Meus pais não puderam passar isso pra mim, mas minha amiguinha se encarregou da tarefa…hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s