Não se engane. O orkut ainda é “top”.

Geralmente, quem trabalha com comunicação ou em alguma área que utilize muito a internet, perde um pouco a noção do acesso que as demais pessoas têm da ferramenta. Nós, que olhamos nossos e-mails de 15 em 15 minutos, que temos twitter, facebook, blog, linkedin, delicious… (ufa!) vivemos um passo a frente – tecnologicamente falando – daqueles que conferem o e-mail uma vez por semana – e olhe lá.

Sim, estas pessoas existem, cara pálida. E não são poucas. Não basta a cidade ter acesso à internet ou acomodar uma lan house se muita gente não sabe usar, não enxerga o benefício ou as vantagens em explorá-la.

É aí que mora o perigo. Digo isso, principalmente, aos jornalistas, que produzem matérias crentes de que todos sabem do que estamos falando. Não generalize. O seu mundo é diferente dos outros e os outros são muitos.

Observei nos últimos tempos que um grupo começa a se inserir somente agora no universo da internet. Enquanto para nós, o orkut já é passado, para eles é a mais pura novidade.

Seguindo a mesma linha dos cuidados com a generalização, li uma matéria muito curiosa e que merece atenção, publicada há duas semanas na Revista Época. Nela, a educadora Sue Bennett alerta que a “geração dos nativos digitais é um mito”. Sue diz que, caso esta visão seja adotada pelos professores, eles irão prejudicar a educação, pois o mestre irá se dirigir aos alunos com uma linguagem distante da realidade do restante da turma.

Claro que existem segmentos, classes sociais que dispensam o comportamento cauteloso. Mas, como jornalistas, não podemos nos esquecer que o público leitor é amplo e que nem todos têm a chance de caminhar na mesma velocidade que nós.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s