O silêncio indivisível

imagem internet Receio criar pseudoteorias, mas invisto na ideia de que o silêncio foi feito para se manifestar apenas na individualidade total. Sei do que estou falando. Moro sozinha e, por isso, cultivo muito a paz dos meus ouvidos. Não chego a me enquadrar como uma sociopata, calma. Apenas valorizo a situação em que me encontro, e tento tirar dela o melhor proveito possível.

O silêncio apresenta duas principais facetas. É necessário na solidão e inoportuno quando estamos acompanhados. Sozinhos, o silêncio nada mais é do que a extensão dos nossos pensamentos órfãos. E por se estender ao nada, pode até incomodar, mas não constrange. Afinal, não há comprometimento com a reverberação do pensamento alheio. Portanto, sem compromisso de ocupar vazio algum. Uma convivência pacífica, diria.

Do silêncio proposital, que pode servir de vingança e deboche, àquele que indica o caminho do fim ou aponta uma mágoa. A não-palavra funciona como uma ração limitada a um único indivíduo: nós mesmos. O silêncio dividido não é contemplado, mas insustentável. Ele grita, constrange e envergonha.

É quando, durante um almoço ou janta, o simples apoio dos talhares sobre o prato adquire uma potência exagerada com o intuito de calar o vazio das palavras. É quando uma tosse abruptamente forçada explode no eco. É quando o som distante dos carros precisa se responsabilizar pelo hiato entre duas pessoas. Quem já não passou por situações como essas?

*****

Neste momento, neste agora, eu e o silêncio dividimos o mesmo espaço. Ouço o resquício de uma buzina que se perdeu numa esquina, o vento do meu ventilador preguiçoso, um avião que sobrevoa a minha paz.

Contudo, o meu sossego é visitante, não morador. Não disponibilizo minha cama nem escova de dente. Apenas um colchonete para que o silêncio deite sua ausência cansada e, por vezes, desprezada.

Amanhã, quando o sol nascer, ele, o silêncio, não estará mais ao meu lado. Ele sabe qual é a hora de partir e a hora que deverá bater à minha porta novamente. Caberá a mim fazer a  escolha.

Deixe um comentário

