A nossa orquestra interior

O post é sobre música, mas aviso de antemão que não sou expert no tema. Aos mais ortodoxos, que não admitem amadorismo, recomendo encerrar a leitura por aqui.

Bem, comecei a ouvir música erudita poucos meses atrás, confesso. Difícil dizer quem é o favorito quando se conhece tão pouco, mas posso dizer que sou a mais nova apaixonada por Tchaikovsky. Ok, admito que também esteja ouvindo Wagner, outra dádiva oferecida aos meus ouvidos. (ignoremos aqui as polêmicas pessoais que circundam o compositor quanto ao seu perfil anti-semita).

Despretensiosa, sem me ater muito a especificidades e ao glossário da música clássica, descobri que ela é a melhor trilha sonora da qual se pode desfrutar. É permitido apenas sentir. Não sofremos a influência de estrofes carregadas de rimas pobres. O clichê do amor abandonado, perdido ou vingado não interferirá na melodia vibrante que rasga o silêncio.

Claro que cada música possui a sua história, a sua razão de existir. Mas a música erudita permite a livre interpretação. Por alguns minutos, podemos ser regentes de nossa própria orquestra interior, geralmente, tão desafinada e abandonada dentro de nós mesmos.

A música clássica, no seu mutismo verbal, permite que sejamos levados pelo violino, pela harpa, pela flauta… por toda esta intensidade que nos embriaga como uma bebida destilada.

Fechando os olhos, ao ouvir o acorde, sou provocada de uma vingança sem motivo, de um prazer de não onde e de um triunfo de não entendo como. Um secreto gozo de uma vitória ainda não conquistada, mas que pode ser esfregada na cara de um fulano anônimo qualquer.

Consideram o meu comportamento exagerado ou delirante? Não. É que eu apenas permito entregar a minha alma. Tente você também.

********

Divido com vocês o trailer do filme “O concerto”, que fala perfeitamente da paixão pela música e a transformação que ela causa.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s